• Grãos
  • Insumos e Defensivos
  • Capaz 18 anos

O plantio da safra brasileira de soja para a temporada 2013/14 foi oficialmente aberto nesta quinta-feira (26) em Sinop, município a 503 km de Cuiabá, em Mato Grosso, durante evento da Aprosoja Brasil, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Brasil. 

O Mato Grosso, principal produtor de soja do Brasil, foi o Estado escolhido para abrir oficialmente o plantio da oleaginosa para a temporada 2013/2014. O evento, realizado na quinta-feira (26) em Sinop, município a 503 km de Cuiabá, contou com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que simbolicamente 'comandou' a plantadeira que deu a largada para o novo ciclo agrícola.

 

De acordo com as projeções internacionais na próxima safra  o Brasil vai se tornar o maior produtor mundial de soja, superando inclusive os Estados Unidos. Serão 88 milhões de toneladas para o Brasil contra 85,7 milhões de toneladas da safra americana, como projeta o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Glauber Silveira, presidente da Aprosoja Brasil, disse que a safra nasce em um momento de otimismo, com a demanda pelo produto elevada, mercado favorável, mas com desafios: infraestrutura logística para escoar a safra. 

Durante a fala da Ministra, ele respondeu as reivindicações dos produtores. “O governo sabe que a melhoria em infraestrutura vai dinamizar a logística de escoamento da superprodução de soja e outros produtos e ajudar a reduzir os custos dos insumos para produção", afirmou Gleisi Hoffmann.

Área cultivada com soja deve crescer 4% no país na safra 2013/2014 - 

A projeção da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) é de que a área cultivada com o grão no país cresça cerca de 4% no novo ciclo, principalmente sobre áreas de pastagens. Apenas no Mato Grosso serão mais de 8 milhões de hectares, devendo colher acima de 25,2 milhões de toneladas neste ciclo 2013/14. 

Na safra 2012/13 o Brasil colheu 81,4 milhões de toneladas, de acordo com os números apurados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

Fonte: AF News Análises